quinta-feira, 1 de março de 2007

Peso e Massa


Para ficar mais simples, nós usamos no dia-a-dia as palavras massa e peso como sinônimos. Como se fosse o mesmo conceito. Mas não são.


A massa de um corpo e seu peso são conceitos bem diferentes na Física. A massa de um corpo não se altera se ele for trocado de lugar no universo, mas seu peso sim ! O peso é a força de atração gravitacional que a Terra exerce sobre um corpo. A massa é uma propriedade geral da matéria, é a quantidade de matéria que existe em um corpo. Por isso, se mudarmos o corpo de lugar , a massa não se altera !


Por exemplo: se uma pessoa pesa 70 kg aqui na Terra, quando ela é mandada para a Lua, vai pesar 11, 6 kg. Porque a gravidade na Lua é muito menor do que na Terra. Mas essa mesma pessoa vai manter a sua massa igual. Pois ela não perdeu matéria.


O peso de um corpo depende do valor local da aceleração da gravidade e a massa é a quantidade de matéria, além de ser uma propriedade exclusiva do corpo, não depende do local onde é medida.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá professora Andreia

Gostei muito das informações q contem em seu blog e as mesmas me ajudaram bastantes em meus estudos, embora bem resumidos os conteudos são bem diretos e claros.
Só estava procurando uma parte de exercícios mas acho que não tem.Não é?

Grata

Jessica Santrovitsch

Unknown disse...

Oooiie;Como vai Professora Andreia?

Gostei bastante da sua explicação.
Me ajudou muito,tirei uma ótima nota no trabalho e em uma prova que fiz...O seminario que apresentei foi 10
Brigado fico grata por suas informações.

Beijokass

Janayiinah*

Unknown disse...

Obrigado,me ajudo bastante, foi muito útil!