sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Seres vivos ou Não vivos?


Quando você vê um Cachorro ou uma Árvore sabe que estão vivos ? Sim. É claro que estão vivos , mas qual é a diferença entre eles e uma pedra. Por que podemos afirmar que a Pedra não está viva e o Cachorro está ?

Você vai logo me dizer : "A Pedra não respira mas o Cachorro respira ! " "Tá" certo ! Ou seu amigo pode afirmar assim : "O Cachorro come , se alimenta. Mas a Pedra não ! " Tudo certo !

Mas
será que a Árvore se alimenta ? Quem já viu um "pé de mato" traçando um belo prato de macarrão ? Vou lhe afirmar que as plantas se alimentam sim . Elas fazem a Fotossíntese . Retirando do solo os sais minerais e a água, e, com a ajuda do Sol produzem o seu alimento.

As plantas produzem o seu alimento. Os animais se alimentam de outros seres vivos ( tanto as plantas como os outros animais). E a pedra ? Bom essa não se alimenta não.

Ao longo da vida todo ser vivo: Nasce, cresce, se reproduz e morre .

2 comentários:

Regina Macedo disse...

orei esta forma de abordagem do assunto. Leva a criança a se divertir ao mesmo tempo em que aprende. Essa forma de chamar atenção sobre a forma como a arvore se alimenta a partir de uma comparação com o ser humano (Traçando um prato de macarrão) é bem alegre. Parabéns!

Stephanie disse...

Esse site é otim o para crianças que não vão para escola que insetive as crianças ir na escola estudar crecer e ser algo na vida algum dia que continue isentivandoa a todcas as crianças!!!